segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Primeira pessoa do singular

 




Os sete magníficos do «Diário Popular»


José de Freitas, Fernando Teixeira, Urbano Carrasco, Abel Pereira, Jacinto Baptista, Baptista Bastos e José de Lemos – depois de lhe referir os nomes e de os definir a traços largos e concisos, Mário Ventura, no prefácio do livro «Morrer em Portugal» (Bertrand) adianta o seguinte: «Foi no meio destes homens, e com eles, que aprendi o que sei de jornalismo e me habilitei a honrar os princípios que sobrevivem  ao esmagamento da imprensa portuguesa nos  últimos cinquenta anos.» O texto é de 1975, basta fazer as contas. Tudo isto tem a ver comigo pois este é o meu jornal desde sempre. Nasci em 1951 em Santa Catarina – Caldas da Rainha e aprendi a ler pelos idos de 1957 pelo «Diário Popular» que o meu pai trazia para casa ao fim de um dia de trabalho no Montijo onde conduzia uma Mercedes Benz da brigada dos Serviços Prisionais para a construção do Palácio da Justiça. Mais tarde (1961-1966) em Vila Franca de Xira tinha longas conversas no Jardim frente ao Tejo com os meus colegas de turma no Curso Geral do Comércio. Uns eram pelo «Diário de Lisboa», outros pelo «República» mas eu era fiel ao «Diário Popular». É neste jornal que está a minha família sentimental, seja ela nuclear ou alargada. Agora já é tarde para mudar. No momento em que escrevo esta crónica estou perto de celebrar 72 anos; mudar de jornal nem pensar. Mesmo que esse jornal tenha acabado no sentido em que se deixou de publicar. Ficaram as memórias e a minha vida é feita cada vez mais de recordações. Afinal os sete magníficos eram oito. Santos Fernando tinha a coluna «Os grilos não cantam ao Domingo» e eu não perdia nenhuma. Mesmo quando chovia.

José do Carmo Francisco


1 comentário:

  1. Muito belo, apesar da toada singela, que bem poderia ser a de muitos deles.

    ResponderEliminar

Aos confrades, amigos, adeptos e simpatizantes

     Devido a um problema informático de última hora, não nos será possível fazer a postagem desta semana.    Esperando resolvê-lo em breve,...