terça-feira, 27 de setembro de 2022

José do Carmo Francisco, Livros e autores

 





«Diz-lhe que estás ocupado»: conversas com Alexandre O´Neill, de Joana Meirim


Alexandre O´Neill (1924-1986) deu entre 1944 e 1985 16 entrevistas que este livro reúne. Joana Meirim na Introdução refere: «As entrevistas de O´Neill são paratextos significativos para a configuração da sua personalidade literária e convidam à releitura da sua poesia e das várias crónicas que publicou.» Das diversas entrevistas escolhemos a de 1983 no programa «Ler para Crer» de Adelino Gomes na Rádio Comercial. Sobre que livros lê, cinema, teatro e música, eis a resposta; «Leio sempre muito e com muita variação. Luís Cernuda e Pérez Galdós são neste momento os meus autores de cabeceira. Cinema vejo pouco. Teatro ainda menos. Música oiço a que anda no ar, enquanto faço a barba. Talvez seja um bárbaro!» Em relação a mitos portugueses como Amália, Eusébio, Joaquim Agostinho, Infante D. Henrique, Salazar, Maria da Fonte, irmã Lúcia, D. Sebastião e Nun’ Álvares, a resposta é «Eu acho que chamar mitos a essa gente é exagerar. Alguns serão enigmas, não mais que isso. Nun´Álvares seria o meu biografado.» Sobre a sua Poesia afirma: «Não me importa nada de estar fora de moda.» e «O público tem péssimos hábitos; pede muito à poesia.» Um dado curioso é o que o maravilha: «Maravilha-me assistir a um pobre de um reformado que está numa bicha para receber a reforma.» Outro será a sua preocupação: «Preocupa-me o destino de um país chamado Portugal. Isso preocupa-me embora não tenha nenhum cargo de velar pelo país a que pertenço mas, como sou português, penso nele e efectivamente preocupa-me o destino deste país». Termina esta nota de leitura com o epitáfio possível do Poeta: «Aqui jaz Alexandre O´Neill/ Um dos homens do seu tempo/ Que menos dormiu/ Bem merecia isto.»

(Edição, organização e introdução: Joana Meirim, Editora: Tinta-da-China, Capa: V. Tavares, Composição: P. Serpa, Apoio: Fundação Calouste Gulbenkian e Universidade Católica)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Aos confrades, amigos, adeptos e simpatizantes

     Devido a um problema informático de última hora, não nos será possível fazer a postagem desta semana.    Esperando resolvê-lo em breve,...