terça-feira, 27 de setembro de 2022

Um poema de Jenny Joseph

 


(Birmingham, 1932 - 2018)



AVISO

 

Quando eu for velha irei usar um vestido roxo

e um chapéu vermelho que não combina com ele  e não me favorece.

E irei gastar a minha pensão em conhaque e luvas de verão

e sandálias de cetim e direi que não há dinheiro para manteiga.

E vou sentar-me no chão quando me cansar

e devorar amostras nas lojas e accionar os alarmes

e vou passar a minha bengala sobre as grades públicas.

E compensarei a sobriedade da minha juventude.

Vou andar de chinelos na chuva

e cortar flores nos jardins de pessoas alheias

e vou aprender a cuspir.

 

Uma pessoa pode usar camisas horríveis e engordar

e comer três quilos de salsichas de uma só vez

ou apenas pão e picles durante toda a semana

e guardar canetas e lápis e porta-copos e outras coisas em caixas.

 

Mas agora devemos ter roupas que nos mantenham secos

e pagar a renda e não praguejar na rua

e ser um bom exemplo para as crianças.

Devemos ter amigos para jantar e ler o jornal.

 

Mas talvez eu deva praticar agora um bocadinho?

Para que os meus conhecidos não fiquem chocados

ou demasiadamente surpreendidos

quando de repente notarem que ela está velha

e começa a usar roxo.

 

(Tradução de ns)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Aos confrades, amigos, adeptos e simpatizantes

     Devido a um problema informático de última hora, não nos será possível fazer a postagem desta semana.    Esperando resolvê-lo em breve,...