terça-feira, 2 de agosto de 2022

Um poema de Dusan Matic

 


ns




AMANHÃ NOVAMENTE

 

Eu sei o que me espera

Uma carga de terra escavada

Não, não importa, eu nem vou saber

Não vamos falar sobre isso.

 

Não é amanhã

Este não é o momento que inevitavelmente está a chegar

E cheio de velas e flores leves

Não é a eternidade que é mais rápida que o som e

Mais rápido do que uma estrela: um raio que de repente

Liga todas as lâminas de sangue.

 

Eu sei o que me espera

Não vamos falar sobre isso.

 

Não é amanhã

Amanhã é de novo e de novo e de novo

Amanhã é a maré que borbulha de novo

Amanhã o banco estará no parque novamente de qualquer maneira

Acima de um cemitério que ninguém suspeita

Sim, há relva sob o relvado

(A equipe de arqueólogos vai chegar tarde novamente

Só depois de amanhã)

Os nomes do nosso esquecimento foram apagados há muito tempo.

 

Eu sei o que me espera

Uma carga de terra descartada

Não, não importa, eu nem vou saber

Não é amanhã.

Amanhã a casa é nova

A casa já está velha

Escada suja

O fedor da sala

Uma casa com uma parede cinzenta-amarelada

Com uma parede cheia de palavrões e nomes.

Amanhã a casa está velha

Com parede caiada

(Canção da manhã)

Com uma parede tão diferente que afinal a parede fica

do outro lado da rua

Tanto que não é tão durável, afinal.

 

Amanhã é o sol e o desespero

Desespero e o sol.

 

Eu sei o que me espera

Cinzas a serem levadas pelo vento

Não é amanhã

Não é a hora que inevitavelmente está a chegar.

Amanhã é o mesmo sofrimento e palavras aleatórias

o capitão Nemo que fere

Amanhã é o mesmo mar que o mesmo

Ele repete

Amanhã é uma nova risada e uma nova alegria

Amanhã é vinho hoje

 

Amanhã o quarto é novo

Alguém está nele a chorar

Amanhã é o quarto dois

Nele, outra criança canta uma velha canção

Para entender de cor, aprende

Amanhã é o quarto três

No espelho acordado e cego

Sonhos de ombro nu

Amanhã é uma rua sem medo

Amanhã é um café com terraço tranquilo

Amanhã é um campo que não tem fim

Amanhã é um momento de frágil chegada.

 

Amanhã são pessoas que carregam um clima frágil

Amanhã eles estão mortos que supera os mortos amanhã.

 

Amanhã é desespero e o sol

Desespero e o sol.

 

Amanhã é um novo sofrimento e palavras acidentais

Eles alimentam-te

Amanhã é um novo mar que está a envelhecer

Repete ele.

 

Amanhã é a mesma risada

A mesma alegria.

 

Amanhã é vinho hoje

 

Eu sei o que me espera

Esquecendo de me absorver sem deixar vestígios

Não, não importa, eu nem vou saber

Não vamos falar sobre isso

Amanhã é a hora inevitável dessa frágil vinda

Amanhã, as pessoas estarão frágeis porque inevitavelmente carregam o tempo]

Amanhã é esquecer o que transcende o esquecimento de amanhã.


O amanhã já está aqui entre nós hoje.

(Tradução de ns)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aos confrades, amigos, adeptos e simpatizantes

     Devido a um problema informático de última hora, não nos será possível fazer a postagem desta semana.    Esperando resolvê-lo em breve,...