terça-feira, 3 de maio de 2022

José do Carmo Francisco, Um sobre futebol

 




Poema afastado nº 77 para Ana Isabel


Na descida da Académica à terceira divisão lembrei uma história passada no Metro de Lisboa: um jovem dirige-se a um idoso com o emblema da A.A.C. no casaco sobre uma possível subida de divisão nesse ano ouvindo a resposta: «Na primeira, na segunda ou na terceira a Académica é sempre a Académica!»

Finalista em Faro do Campeonato de Portugal em 24-6-23 (o Sporting venceu por 3-0) a Académica derrotou o Benfica por 4-3 na final da primeira Taça de Portugal em 25-6-39 e disputou quatro em nove Nacionais de Juniores: 7-6-40, 18-5-47, 2-5-48 e 11-5-49. Havendo o Nacional, o Santa Clara e o Sport, a rivalidade sempre foi com o União.

Tudo conforme o livro «Football para o serão» de Armando Sampaio: «Do comando da GNR veio a ordem aos soldados: «Se houver conflito e vocês entrarem em campo só batem nos de azul!» A certa altura um militar levantou a espingarda para o Albano mas logo lhe disseram: «Nesse não, que é dos nossos…»


Sem comentários:

Enviar um comentário

Aos confrades, amigos, adeptos e simpatizantes

     Devido a um problema informático de última hora, não nos será possível fazer a postagem desta semana.    Esperando resolvê-lo em breve,...