segunda-feira, 13 de setembro de 2021

ÚLTIMA HORA

 






FALECEU MANUEL FERREIRA PATRÍCIO

  No Hospital de Elvas, onde se encontrava internado há alguns dias, faleceu o nosso confrade Professor Manuel Patrício, que entre outros cargos foi antigo Reitor da Universidade de Évora. catedrático jubilado da Universidade de Évora e Doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto.

  Ensaísta e pensador, nasceu na vila de Montargil em 1938. Homem de interesses culturais multidisciplinares, além de ter criado a Escola Cultural dedicou-se também à música, tendo sido  Maestro do Coro da Academia de Amadores de Música, a convite de Fernando Lopes Graça, em 1965; Maestro da Tuna Académica do Liceu Nacional de Évora (1967-1972); Fundador e maestro do Pequeno Conjunto de Câmara do Liceu Nacional de Évora (1968-1972); Maestro do Orfeão de Estremoz Thomaz Alcaide, entre 1973 e 1984; Fundador e Maestro do Coral da Universidade de Évora (11 de Abril de 1983), que dirigiu até 1987 e Fundador do Grupo de Metais da Universidade de Évora, em 2003.

   Referência fundamental no domínio da Educação, Pedagogia, Filosofia e Cultura em Portugal e profundo estudioso da Obra de Leonardo Coimbra, foi autor de numerosas publicações, versando temas da sua especialidade e dos seus interesses culturais, publicadas em revistas científicas e culturais e em jornais nacionais e regionais, e de cerca de duas dezenas de livros, como atesta o seu vasto curriculum vitae. Fundou e dirigiu as revistas “Inovação” (1988-1999), “Escola Cultural” (1992-1994), e “Revué” (2004-2005) e dirigiu as revistas “Noesis” e “Educação e Liberdade” (1989-1990).

  Também interessado pelo cinema, tivemos ensejo de o conhecer aquando da jornada de Estudos Cinematográficos de Sintra/76, orientada por José Vieira Marques, estabelecendo então relações de amizade prolongada pelos anos.

  À sua família, endossamos sentidos pêsames pelo confrade desaparecido no dia 11 do corrente.

ns


2 comentários:

  1. Um poeta que se cala, é sempre uma perda. Os meus sentimentos aos familiares e amigos.

    Joaquim Saial

    ResponderEliminar
  2. Aqui em casa há uma pessoa que estudou na UE com ele como reitor e dele tem boas memórias.

    Joaquim Saial

    ResponderEliminar

Aos confrades, amigos, adeptos e simpatizantes

     Devido a um problema informático de última hora, não nos será possível fazer a postagem desta semana.    Esperando resolvê-lo em breve,...