quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Para um minuto de meditação - 127

 



   4716 livros foram destruídos no Canadá numa cerimónia denominada “purificação pelo fogo”. Há anos que as bibliotecas do Canadá são alvo de políticas censórias. Em nome da igualdade, dos direitos e das identidades vão-se retirando títulos. Do Tintin ao Astérix acabou tudo devidamente passado pelo fogo.

   As purificações pelo fogo dos livros terá começado em 2019 mas a pandemia suspendeu-as. Agora voltaram em grande e para recuperar o tempo perdido: quase 5 mil livros foram queimados no Ontario, nas 30 escolas francófonas que integram o Conseil Scolaire Catholique Providence. Uma das Torquemadas destas fogueiras é a senhora que se vê na imagem ao lado do primeiro-ministro do Canadá. A senhora em causa é Suzy Kies que se apresenta como uma guardiã do saber autóctone e presta os seus serviços em diferentes instituições.

(Dos jornais)


   Tal como na Alemanha de Hitler, estas gentinhas fazem o mesmo. Sem rebuços, sem vergonha ou noção de que estão a imitar os nazis. Ou porque, na verdade são eles mesmos proto-nazis que se desconhecem, com pretexto politicamente correcto? Não são apenas gente boçal e prepotente, mas realmente fanática. Lê-se-lhes no rosto a palermice atrevida. A isto chegámos!

Mendonça de Castro


   Não admira que esta dupla sorria desvanecida de forma alvar. Este Trudeau é um dos mais fúteis políticos ocidentais, capaz de todas as manobras deste género. Quanto à senhora, é um exemplo do que pode a ignorância beata e a estreiteza de caracter ao serviço do mais acabado reacionarismo.

Regina Lopes


  Estes actos, sendo do mesmo estilo mas mais graves que as aleivosias da Joacine que quer retirar pinturas duma sala da Assembleia da República, são verdadeiramente repugnantes e credores da nossa mais viva repulsa e indignação.

Jorge Mira


Sem comentários:

Enviar um comentário

Aos confrades, amigos, adeptos e simpatizantes

     Devido a um problema informático de última hora, não nos será possível fazer a postagem desta semana.    Esperando resolvê-lo em breve,...