quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Inés Vigo, Bonifacio Alfonso Gómez Fernández - pintor e gravador espanhol

 



   A vida de Bonifacio, como ele assinava os seus quadros, começou em San Sebastián em 1934 sob um mau signo. O seu pai foi fuzilado quando ele tinha dois anos de idade, sendo acolhido na sua infância pela Casa da Misericórdia de sua cidade natal. Precoce aficcionado pelo desenho e a pintura, teve no entanto que exercer desde a adolescência os mais diversos ofícios para sobreviver, entre eles o de macaco-sábio e o de novilheiro, chegando a tourear em vinte e cinco novilhadas como picador, até que uma cornada o fez abandonar definitivamente as praças de touros.

   Mas, a partir de 1957, passou a dedicar-se exclusivamente à pintura, primeiro em Bilbao e depois em Cuenca, cidade onde se relacionou com os mais destacados artistas da vanguarda espanhola, como Saura, José Guerrero e Fernando Zóbel, também seus amigos próximos, com quem trabalhou e expôs em conjunto. Embora muito próximo do Grupo de Cuenca, a sua obra adquiriu desde o início um caráter muito próprio que o afastou do formalismo estético para assumir traços expressionistas mais próximos de outros artistas da vanguarda internacional, como os do grupo CoBrA, ou artistas norte-americanos como Willem de Kooning. Nas suas pinturas, as linhas estão presentes com traços fortes que contornam figuras que aparecem quebradas, decompostas ou inacabadas, enquanto a cor, aplicada de forma decisiva, forma manchas que parecem dançar e mover-se pela tela.




   A sua obra pode situar-se estilisticamente no informalismo, mas a pluralidade de fontes a partir das quais foi alimentada e as influências que conseguiu absorver mostram-nos uma obra muito particular que se baseia no surrealismo mas que é levada, em todo o seu esplendor, ao expressionismo. As suas pinturas, nas quais se pode apreciar a influência do dinamarquês Asger Jorn, caracterizam-se pelo humor das suas figuras e pela ironia das situações que costumava colocar nas suas cenas. A sua dedicação às touradas não foi um acontecimento pontual, pois denota uma vitalidade e capacidade de risco, bem como a vontade de viver e viajar ou a incapacidade de se manter parado no mesmo lugar - são traços que podem ser apreciados numa pintura que pode ser qualificada, sem preconceito, como insolente e inesperada.




   Na obra de Bonifacio é possível reconhecer personagens, objetos e animais que habitam um espaço indefinido, sem escala ou referência, cuja origem pode ser traçada na obra do chileno Roberto Matta, e essas figuras deformadas dividem o espaço com seres indescritíveis: olhos, amibas e monstros que dançam e se movem incessantemente por campos de cores ricos em nuances e contrastes. A sua pintura atraiu desde o início não só a crítica mas também os próprios artistas, e a sua obra foi exposta nas mais prestigiadas galerias espanholas, incluindo a de Juana Mordó e Antonio Machón, nas quais expôs regularmente ao lado dos mais destacados artistas da vanguarda espanhola.

   Recebeu o Prêmio Nacional de Gravura em1993 e o Prêmio das Artes da Comunidade de Madrid em 2005. Faleceu em 2011 na sua cidade natal.

Inés Vigo

(Tradução de ns)


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