quinta-feira, 18 de março de 2021

Saudação grata dos compadres a Joan Sutherland

 



    Muito obrigados pela sua oferta. Os seus compadres de Lisboa registam por escrito e por extenso a sua generosidade. A aguarela por si assinada em tons de verde e lilás, com o título de «Primula integrifolia», veio encher de luz e de beleza o nosso corredor na casa de Lisboa. Tomás e Lucas, nossos netos comuns, vão poder saber, no intervalo das correrias do primeiro e dos passos tímidos do segundo, que esta flor foi pintada em aguarela pela avó de York, quase vizinha das margens do rio Ouse. Já o casamento dos nossos filhos Ana e Ian foi celebrado em Helmsley com poemas de Natália Correia e música de Eric Satie mas perante um horizonte de grandes prados verdes, graças à chuva de Abril.  

    É sempre Abril no seu jardim atrás da casa, espécie de reserva de vida rural que parece saída de uma aguarela de Birket Foster, Francis Towne, Thomas Lound ou Samuel Palmer. As montanhas e os veados, os rios e os lagos, os moinhos e os barcos, as sementeiras e as colheitas, as pedras e os artistas, as viagens e os cemitérios, as casas e os homens comuns – tudo isso está bem presente na flor pintada da sua aguarela. É um mundo rural onde tudo é menos veloz do que na cidade e onde a chuva parece bater menos pois a terra já aguarda a chegada dos seus pingos sincopados. E a noite cobre de sono, medo e silêncio, essa aliança forte de água e de terra de onde irá nascer uma nova flor, passadas poucas semanas.

    Uma nova flor como as suas aguarelas, caríssima comadre Joan Suthertland, que multiplicam a beleza do seu jardim da casa de York, muito perto das margens do Rio Ouse. Lugar onde, segundo ainda hoje se diz nos arredores, resta neste ano de 2012 um pouco do que foi o nosso primeiro paraíso perdido.         

José do Carmo Francisco


Sem comentários:

Enviar um comentário

Aos confrades, amigos, adeptos e simpatizantes

     Devido a um problema informático de última hora, não nos será possível fazer a postagem desta semana.    Esperando resolvê-lo em breve,...