segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

José do Carmo Francisco, Crónica para o louvor do fim da tarde

 




O dia que se despede na linha do horizonte faz lembrar de imediato a memória de um poema de Carlos de Oliveira: «A noite é a nossa dádiva de Sol aos que vivem do outro lado da Terra». Podem chamar-lhe «crepúsculo» mas quem, como eu, nasceu em Santa Catarina que fica a oito quilómetros do Oceano Atlântico, ouviu as ondas em rebentação ao largo de São Martinho do Porto e, em certas tardes de vento, o comboio ou a automotora da Linha do Oeste cujo apito anunciava quase sempre chuva no outro dia, só pode chamar a esta como que oração sem palavras, um «pôr do Sol». (Se levasse hífen era uma refeição mas isso é outra história)

Não se vê mas está presente na foto um perfil de mulher como se fosse uma vírgula feliz no discurso do Tempo, uma pausa na voz da Terra que canta o louvor da abundância e da prosperidade onde antes havia apenas escassez e desolação. Na alegria convocada pela mulher de perfil está uma abundante colheita de ternura a distribuir por igual pelas crianças que ainda acreditam em unicórnios e dinossauros. As crianças, essas crianças, sabem no seu tempo veloz de brincar que tudo tem valor mas nada tem preço no seu mundo de todos os dias – nem os beijos nem as lágrimas. Como se fosse no palco de um teatro, a cortina da noite desce aos poucos por sobre a massa líquida da Lagoa em repouso. Lagoa ou Mar, tanto faz para a organização do texto. O essencial é a sugestão da mulher cujo nome tem o peso da Terra e o mistério da Harmonia. O seu rosto contém a mistura feliz entre o ruído e o silêncio, a ruptura e a placidez, a luz e a sombra, a força e a fragilidade do seu olhar e do meu discurso simples mas ambicioso à procura de juntar de novo vários mundos separados pelo Tempo.  

                                                                                                                      JCF


Sem comentários:

Enviar um comentário

Aos confrades, amigos, adeptos e simpatizantes

     Devido a um problema informático de última hora, não nos será possível fazer a postagem desta semana.    Esperando resolvê-lo em breve,...