terça-feira, 5 de julho de 2022

PÓRTICO

 


Fernando Aguiar




  Notícias da cultura


   Saíu recentemente, com prefácio de Elísio Gala e posfácio de Renato Epifânio, o volume “Pensamento e Movimento – Prolegómenos a uma ascese filosófica” da autoria de Pinharanda Gomes. “Numa época em que, de facto, Portugal está a ser filosoficamente colonizado, é premente partilhar obras como Pensamento e Movimento” alerta-nos Renato Epifânio ao suscitar-nos para a leitura deste livro aparecido no âmbito do MIL (Movimento Internacional Lusófono) e em que retomamos contacto com o filósofo recentemente falecido.


*

 

  Recebêmos, de Mário André, o seu livro em jeito de banda desenhada “Quaresma decifrador - O caso do quarto fechado”, baseado numa personagem de Fernando Pessoa e seguindo o texto que ele efectivou. Sugestivo, bem articulado, o livro mereceu a nossa melhor atenção – a que o seu A. faz jus. Em breve se seguirá outra obra, “Crime”, na mesma linha da agora saída sob a égide de Kustom Rats.

  Enfermeiro desportivo aposentado, Mário André dedica-se à banda desenhada desde 2015.


*


    Acaba de entrar em circulação, numa edição das Edições Sempre-em-Pé, o livro A GARÇA IMPASSÍVEL, com traduções de poesia de Francisco José Craveiro de Carvalho, tradutor de poesia e igualmente poeta e catedrático de matemática (aposentado). E ainda, colaborador da DiVersos - Poesia e Tradução, como poeta e como tradutor.

    O acervo constituinte debruça-se sobre 13 poetas de língua inglesa e quatro de língua castelhana.

 Quem desejar adquiri-lo, deverá enviar nome e morada do destinatário e comprovativo de transferência de €10,00 (PVP) por exemplar, para o IBAN PT50 003300004532083023905,contacto@sempreempe.pt      


 *

 

   Sairão ainda em Julho, sob a égide da ULMEIRO, o livro “Julião e outros textos” de José Ribeiro e o álbum “50 anos…50 fotografias” de Armando Cardoso.

     Na altura da sua vinda a lume voltaremos a equacioná-los, com indicações precisas de como os interessados poderão adquiri-los.

 

ns


Sem comentários:

Enviar um comentário

Aos confrades, amigos, adeptos e simpatizantes

     Devido a um problema informático de última hora, não nos será possível fazer a postagem desta semana.    Esperando resolvê-lo em breve,...