segunda-feira, 30 de agosto de 2021

PÓRTICO

 

UMA TRISTE NOTÍCIA

   Recebemos ontem, do nosso confrade e colaborador António Cândido Franco, a informação de que o escritor e ensaísta Pietro Ferrua, uma das mais destacadas figuras do universo libertário mundial, faleceu em Portland (EUA) nos finais de Julho.

    Professor catedrático da Universidade daquela cidade americana, (Lewis & Clarke College), Pietro Ferrua lecionou durante anos as cadeiras de Literatura Comparada, Cinema e Línguas estrangeiras. Organizou vários congressos e simpósios culturais, tanto nos Estados Unidos como em França, Suíça e Itália, país onde nascera – em Sanremo – em 1930. E foi nesta nação que fez a participação na Resistência contra o nazismo. Manteria, também, uma posição adversa ao estalinismo e a todas as ideologias totalitárias que entretanto iam fazendo o seu curso.

    Conhecedor profundo da língua portuguesa, pois vivera no Brasil (Rio de Janeiro) vários anos, foi dele que recebi o convite para participar no Simpósio Internacional de Portland, ao qual enviei uma Comunicação sobre Religião Comparada, tendo-me sido facultado estender o convite a Mário Cesariny, que se fez representar com uma Comunicação sobre Fernando Pessoa como poeta.

ns


Sem comentários:

Enviar um comentário

Aos confrades, amigos, adeptos e simpatizantes

     Devido a um problema informático de última hora, não nos será possível fazer a postagem desta semana.    Esperando resolvê-lo em breve,...