quinta-feira, 6 de maio de 2021

PÓRTICO

 

UMA TRISTE NOTÍCIA

   Recebi, na terça-feira que assim ficou marcada com uma bola preta, o mail seguinte:

Sou a mulher do José Pascoal e trago-lhe a triste notícia da morte do Zé no dia 30 de Abril após 2 meses de luta inglória contra a doença. 

 

Obrigada pelo contacto.

 

Paula Chaves

 

   Talvez se recordem que dias atrás eu dera a notícia de que a Gazeta de Poesia, sustentada há vários anos por este confrade e poeta de merecimento, tinha sido encerrada, o que a meu ver tornava o quotidiano mais pobre. E mais pobre ficou agora com a partida do autor de "Excertos Incertos".

Como homenagem mínima e póstumo abraço proverbial, transcrevo um dos poemas que dele tinha para publicar no “Casa do Atalaião”, onde se poderão ler outros textos do autor que sempre foi para mim, no contacto epistolar que mantivemos, muito cordial e participativo.

ns

                                                            *

 

A INVENÇÃO DA PRIMAVERA

 

A Primavera é feita de costumes

Brandos e bravos,

Vento que purifica os corpos,

Luas perfeitas como lâmpadas,

Livros sagrados por abrir,

Mãos que se abrem a sorrir.

 

É uma Primavera inventada

A partir dessa estranha calma

Que me invade nas noites sem dormir,

Sem saber quem serei

Quando o sono me levar

Para o último mar.

 

Depois de consagrada,

Não me falta mais nada.

 

José Pascoal


3 comentários:

  1. Sinto profunda tristeza por esta notícia, pois embora nunca tenha estado pessoalmente com o José Pascoal (conhecemo-nos através do também já falecido e comum companheiro de letras Nuno Rebocho) contactámos em anos recentes, por motivo dos nossos blogues de poesia e ele sempre foi de uma grande simpatia e amabilidade para comigo.
    Quando a 13 de Abril deste 2021 o poeta fechou a loja da "Gazeta da Poesia Inédita" (onde publicou poemas meus, o que retribuí no "Ibn Mucana"), atribuí o motivo a cansaço, pois sei por experiência própria que persistir neste meio implica profunda resiliência. E nem sequer lhe perguntei o motivo da cessação, ocupado que andava com outras aventuras de escrita.
    Ao receber esta desgostante nova, resta-me lamentar a desaparição do homem e do poeta, mais ainda quando a sua escrita era brilhante e inspiradora e enviar as minhas sentidas condolências à família, amigos e admiradores.

    Morreu o poeta (que o era e bom), viva a poesia!
    Um grande abraço, José Pascoal

    Joaquim Saial

    ResponderEliminar
  2. Ainda hoje ou amanhã, farei a devida homenagem ao José Pascoal no "Ibn Mucana".

    Joaquim Saial

    ResponderEliminar
  3. Saial, sempre atento, participativo e fraternal. Rima e é verdade! Abraqson firme do n.

    ResponderEliminar

Aos confrades, amigos, adeptos e simpatizantes

     Devido a um problema informático de última hora, não nos será possível fazer a postagem desta semana.    Esperando resolvê-lo em breve,...