quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Nicolau Saião, Crónica - O Jardim Perdido

 

ns, Capa



   Vamos criar uma situação imaginária: numa certa noite um hortelão de meia-idade, que até aí tratara do seu vergel com devoção e talento, senta-se numa cadeira de baloiço a um canto do quarto e sem tugir nem mugir fica ali durante quase três horas, de olhos presos no vazio, como se meditasse na morte da bezerra ou tivesse levado uma pancada na cachimónia.

 

   Daí em diante não colhe nenhum fruto: nem as maçãs firmes e doces, nem as peras com cheiro de moçoila taful, nem os figos e as laranjas e as cerejas. Nicles. Deixa que umas sequem e as outras bichem, que estes se engelhem e os outros encarquilhem.

  Já estou a ouvir, ali do canto, aquele leitor que atura os meus escritos a dizer-me com unção:”O gajo está é com uma depressão. Diga-lhe já para tomar uma dose reforçada de pílulas marretas ou então, na volta, uns cálices de rum “James Cook”. (Aqui entre nós: é desse que eu gasto).

 

  Nisto das escritas e, muito mais, das literaturas, há por vezes situações que se assemelham e nos apoquentam: dum querido amigo do Brasil chega-me a informação de que Ribeiro Couto, o admirável cronista/ensaísta e não menos excelente poeta de diversos livros para quem lê com a razão e o coração – quase não é lido ali e está quase esquecido! E não é o único, com mil bombas!

  Ou seja: é como se um Brasil hortelão, dispondo de frutos de alta qualidade, se pusesse feito catrapuz e não ligasse importância ao belíssimo pomar.

 

  Mas Ribeiro Couto ainda é lido, ainda é considerado. A chama ainda brilha e creio que cedo ou tarde voltará a cintilar. Nomeadamente espevitada pelo amigo a que aludo e decerto muitos amigos mais (ou seja: por muita, muita gente – que estimaria conhecer).

  O excelente cantor de “Entre mar e rio”, de “Sentimento lusitano”, de “Cancioneiro do ausente”, de contos inspirados e de ensaios em que se debruçou com pertinácia sobre figuras da cultura portuguesa não pode cair num esquecimento que, se fere a sua memória, muito mais fere a qualidade que, pertencendo-lhe, é também herança de todos nós.

 

   E que dizer do afastamento igualmente estranho que parece atingir os admiráveis Mauro Mota ou José Paulo Moreira da Fonseca? Há coisas que não consigo perceber, aqui vos digo à puridade: ainda se o seu estro e o seu verbo não fossem, como de facto são, dos mais pujantes da escrita brasileira! Como pode solapar-se, epigrafando ad contrarii alguns operadores poéticos (como diz com chiste um conhecido meu) cuja prosápia está nos antípodas da sua potência poética, o autor de “Elegias”, de “O galo e o catavento”, de “Os epitáfios”; ou o poeta de “Duas Poesias” de “Raízes”, de “Três livros”?

 

  Ainda se fosse em Portugal, onde se festeja um apepinador marxiano por ser uma pessoa grada do meio autoritário! E onde muitas vezes as “vitórias poéticas” são futebol de secretaria! Agora no Brasil, esse país que…Mas vocês já perceberam. Não vou alongar-me, não me vou pôr com as minhas tiradas de sujeito mal adestrado para assuntos pouco claros…

 

   Aqueles autores que ali referi estão ligados a três ou quatro tardes felizes do meu como se diz antigo emprego (Centro de Estudos José Régio) em que, libertariamente, tive o gosto de passar à máquina de escrever, completinhos da silva e p’ra meu gáudio e proveito das minhas estantes, livros que já não estavam no mercado mas existiam no lugar onde tirocinei para aposentado.

  E Régio, de certezinha, com um meio-sorriso maroto espraiado pela manhã da Velha Casa me contemplava, lá do Além, por cima do ombro num relancear cúmplice que muito me satisfez…

                                                                                                                       ns


Sem comentários:

Enviar um comentário

Aos confrades, amigos, adeptos e simpatizantes

     Devido a um problema informático de última hora, não nos será possível fazer a postagem desta semana.    Esperando resolvê-lo em breve,...